Otoscópio

 

 O otoscópio é um instrumento médico que serve para avaliar tanto a parte interna quanto a parte externa da orelha de um paciente. É semelhante a uma lanterna, porém possui um formato cônico em sua cabeça para facilitar a introdução no local. Possui uma lente de aumento, como uma lupa, para melhor visualização da região interna do ouvido.

 

otoscopio_2753479
Otoscópio e espéculos

 

História do Otoscópio

Este equipamento foi primeiramente projetado em 1363 na França por Guy de Chauliac. Este equipamento era utilizado para verificar tanto o ouvido como também o nariz, porém com o passar do tempo este sofreu adaptações para as diferentes partes do corpo.

Em 1838, na Itália, Ignaz Gruber criou um modelo parecido com o que temos no mercado hoje em dia, com a cabeça do equipamento como uma espécie de funil, porém nunca divulgou suas experiências. O projeto de Ignaz somente foi descoberto em 1864 na Alemanha.

O Otoscópio:

 

Cabeça do Otoscópio
Cabeça do Otoscópio

            

Espéculos e Lâmpada
Espéculos e Lâmpada

 

Método de Utilização
Método de Utilização

Este equipamento é formado de um cabo, onde coloca-se a bateria, e uma cabeça que possui uma lente de aumento, uma pequena lâmpada e uma ponta afunilada para conectar o espéculo que é descartável, e deve ser utilizado um por paciente.

O otoscópio é um equipamento simples, porém muito poderoso, pois pode ajudar o médico a encontrar infecções internas e externas na orelha do paciente. Deve-se examinar a região antes de utilizar este instrumento, para ver qual o tamanho adequado do espéculo a ser utilizado.

O médico deve primeiro examinar o ouvido “saudável” do paciente antes de examinar o ouvido em que ele está reclamando de algo, pois isso evitará a contaminação de uma possível doença para o ouvido que não possui anormalidades.

O exame é feito analisando toda a parte externa da orelha primeiramente, para então colocar o equipamento da região timpânica. A análise deve procurar por inflamações, feridas ou irritações. O problema mais comum nessa região do corpo é a otite.

Dicas de Manutenção

Manutenção

Não liga a Lâmpada – Substitua a bateria. Substitua a lâmpada. Verifique os contatos da bateria para ver se não estão oxidados causando mau-contato.

Fabiano R. Pereira

Técnico em Eletrônica Industrial a 8 anos, e estudante de Engenharia Eletrônica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Desde a sua formação técnica atua como Técnico em Equipamentos e Instrumentos Médico-Hospitalares.

Comentários

Um comentário em “Otoscópio

  • 13 de maio de 2014 a 12:19
    Permalink

    Muito legal! Parabéns!

Deixe uma resposta