Estetoscópio

 

O Estetoscópio é um instrumento médico muito utilizado em exames de pacientes, e ele serve como um amplificador dos sons que o corpo humano emite internamente. Para utilizar o equipamento, basta o mesmo entrar em contato com o corpo do paciente, geralmente no peito ou nas costas, para perceber os os Ruídos Adventícios ou as Bulhas Cardíacas.

Estetoscópio

 

Estetoscópio
Estetoscópio Analógico

 

O Estetoscópio é um instrumento médico muito utilizado em exames de pacientes, e ele serve como um amplificador dos sons que o corpo humano emite internamente. Para utilizar o equipamento, basta o mesmo entrar em contato com o corpo do paciente, geralmente no peito ou nas costas, para perceber os os Ruídos Adventícios ou as Bulhas Cardíacas.

O estetoscópio surgiu em 1816 em Paris, criado por René Laennec, um médico francês. Este instrumento também pode ser chamado de fonendoscópio, e é utilizado por médicos, enfermeiros e outros diversos profissionais da área da saúde, afim de verificar a normalidade dos ruídos internos de um paciente, e também seus batimentos cardíacos.

O Estetoscópio é formado por cinco componentes. As olivas são peças de silicone adaptáveis aos ouvidos e servem para não haver o contato direto com as hastes de metal. A haste de metal conduz o som sem ruídos do corpo do paciente até o ouvido do examinador. O tubo de condução é feito de borracha para uma melhor flexibilidade e praticidade no momento do exame e faz a ligação entre a haste de metal e a campânula. A campânula é o suporte onde fica o diafragma e pelo seu formato cilíndrico e oco, gera uma melhor amplificação do som. O diafragma é uma peça de plástico que tem o contato direto com o paciente, ele tem uma espessura pequena para uma maior sensibilidade ás frequências sonoras emitidas pelo corpo.

Estetoscópio Digital
Estetoscópio Digital

 

Atualmente estão sendo fabricados os Estetoscópios Digitais. Em contato com o corpo, os batimentos e todo tipo de ruido do corpo são transmitidos para o sensor do equipamento, convertidos em sinais digitais e mostrados em uma tela. Por mais sensível que seja o ruido, este tipo de equipamento é capaz de absorver esta informação e mostrá-la ao examinador. Pequenos sopros nos batimentos, ou outros ruídos que não eram capazes de serem identificados somente com o modo auscultatório, agora são totalmente desvendados através de gráficos.

 

Sons do Estetoscópio

As Bulhas Cardíacas são formadas por algumas etapas do batimento cardíaco, as quais pode-se escutar claramente utilizando um estetoscópio. A primeira Bulha é o som da Sístole Cardíaca, a segunda Bulha é o som da Diástole Cardíaca, a terceira Bulha é um som comum em crianças e adolescentes e ocorre no início da diástole, se esta for audível em uma pessoa de meia-idade, indica alguma patologia. A Quarta Bulha é um som raro, porém pode aparecer em crianças saudáveis, e aparece após a contração atrial, quando audível em um adulto, indica alguma patologia.

Os Ruídos Adventícios são sons anormais no corpo humano, e podem indicar alguma patologia. Estes sons podem ser Crepitações, Fervores, Estridor, Sibilos, Roncos e Estertores. O examinador interpretando estes sons, pode afirmar a existência de secreção, indicar se o paciente é asmático, possui vias aéreas obstruídas ou indicar uma hiperventilação.

Fabiano R. Pereira

Técnico em Eletrônica Industrial a 8 anos, e estudante de Engenharia Eletrônica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Desde a sua formação técnica atua como Técnico em Equipamentos e Instrumentos Médico-Hospitalares.

Comentários

2 comentários em “Estetoscópio

  • 2 de março de 2017 a 18:28
    Permalink

    Olá! Não existe muita diferença entre estes dois modelos. Porém o estetoscópio com tubo duplo fornece uma melhor sensibilidade na auscultação, já que um dos tubos vai somente para o ouvido esquerdo e o outro tubo vai somente para o ouvido direito. Um abraço! http://www.enciclomedica.com.br

  • 5 de fevereiro de 2017 a 18:09
    Permalink

    Qual a diferença entre um estetoscópio que tem dois tubos de condução para um que tem apenas um tubo?

Deixe uma resposta