Balança – Saiba Tudo Sobre Balança

 

A balança é um equipamento que tem a função de mensurar a massa de um corpo. Ela existe a milhares de anos, e desde muito tempo sofreu poucas alterações físicas e tecnológicas. Com este aparelho, é possível saber o peso das coisas e até mesmo saber se uma pessoa está com o seu peso ideal, ou seja, um peso apropriado à sua altura.

 Visite a Loja Enciclomédica

História da Balança:

A balança é um equipamento que se tem relatos de milhares de anos através dos desenhos egípcios em papiros e murais. Aproximadamente em 5000 a.c, o ouro já era considerado um metal precioso, então criou-se uma maneira de mensurar o peso deste metal. Foi criado o primeiro modelo de balança, que era feita por um poste central e um braço longo com um prato em cada extremidade pendurado por cordas. Este método era feito por comparação, já que se tinha um peso padrão em uma das extremidades.

Balança Egípcia
Balança Egípcia

Outro modelo de balança criado, ainda é muito utilizado até hoje. É a Balança Romana. Ela possui um braço maior que o outro e no braço mais curto se coloca o objeto que se quer pesar e no outro braço se coloca um peso padrão que desliza sobre a graduação do braço até se atingir o equilíbrio, sabendo qual é a massa do objeto que está do outro lado. Esse modelo de balança sofreu algumas alterações e hoje em dia ainda o utilizamos para nos pesar.

Balança Romana
Balança Romana
Balança Romana
Balança Romana

No século XX foi inventada a balança eletrônica. Ela é composta por uma bandeja de aço inox, uma bobina eletromagnética, um sensor, um processador e um display. Este tipo de balança é o mais atual e vem se aperfeiçoando e hoje em dia é possível mensurar massas muito baixas com precisão.

Balança Eletrônica
Balança Eletrônica

A Balança:

Em um ambiente hospitalar este equipamento é um importante aliado tanto nos exames quanto nos tratamentos de pacientes. Ela auxilia a mensurar corretamente qual é o peso corporal de uma pessoa, e isso contribui para melhor calcular o tempo e o fluxo em uma diálise, o quanto de medicamento deverá ser ministrado, as necessidades nutricionais, o balanço hídrico, entre outras necessidades dos pacientes.

A Balança também auxilia pessoas que querem perder gordura causada pela má alimentação, podendo mensurar de tempos em tempos, verificando se um plano de emagrecimento está obtendo resultados satisfatórios ou não. Por outro lado o equipamento também serve para avaliar pessoas com desnutrição ou em tratamentos de anorexia, podendo avaliar se uma dieta de aumento de peso está tendo o efeito desejado.

O peso corporal é definido de maneira ideal através do cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal). Este cálculo se dá através da massa da pessoa e a altura da mesma. A fórmula é a seguinte:

O resultado deve ser comparado com a tabela abaixo:

Resultado

Situação

Abaixo de 17

Muito abaixo do peso

Entre 17 e 18,49

Abaixo do peso

Entre 18,5 e 24,99

Peso normal

Entre 25 e 29,99

Acima do peso

Entre 30 e 34,99

Obesidade I

Entre 35 e 39,99

Obesidade II (severa)

Acima de 40

Obesidade III (mórbida)

A aferição do peso corporal pode ser alterada por conta da má utilização da balança e também pela descalibração do equipamento, o qual deve ser calibrado uma vez ao ano por um órgão credenciado ao INMETRO, devendo ser acompanhado de um laudo de calibração.

Tipos de Balança:

Balança Mecânica Antropométrica:

Este tipo de de equipamento segue os princípios da Balança Romana, porém com algumas adaptações. Ela possui uma base emborrachada para a pessoa permanecer sobre ela, então esta base é ligada a uma mola através de um gancho. Esta mola possui uma constante elástica conhecida para questões de cálculos que irão se complementar à graduação impressa em uma haste metálica. Sobre esta haste, um peso padrão deslizará, informando ao operador o real peso corporal da pessoa que está sobre a balança. Como esta balança segue o modelo romano, quando a haste atingir o equilíbrio , então a leitura poderá ser feita na graduação da haste metálica.

Esta balança também possui uma régua fixa e retrátil para mensurar a altura do paciente. Com os valores de peso e altura, é possível calcular o IMC.

Balança Mecânica Antropométrica
Balança Mecânica Antropométrica

Balança Eletrônica ou Balança Digital:

A Balança Digital e feita com uma fonte de alimentação elétrica ou é alimentada com baterias, e a leitura da massa se dá com uma bobina que transformará a energia mecânica (peso) em uma propriedade elétrica (corrente). Conforme o peso da pessoa, a corrente elétrica em uma bobina irá se alterar devido ao eletromagnetismo. Existem balanças eletrônicas que utilizam transdutores de pressão, que são componentes que podem variar sua tensão elétrica de acordo com a pressão exercida sobre os mesmos devido a um peso. Um processador analógico identificará essa corrente e transformará em dados digitais, enviando a um display para a leitura do operador.

Balança Eletrônica Neonatal
Balança Eletrônica Neonatal
Balança Eletrônica
Balança Eletrônica
Balança Digital
Balança Digital

Balança de Precisão:

A balança de precisão é utilizada em laboratórios com um ambiente controlado, e servem para mensurar a massa de elementos químicos e que devem ser ministrados com o máximo de cuidado, geralmente para a confecção de medicamentos.

Este tipo de equipamento segue os mesmos padrões das balanças eletrônicas, porém utilizam componentes de maior sensibilidade.

Balança de Precisão
Balança de Precisão de Bolso
Balança de Precisão
Balança de Precisão

Dicas de Manutenção

Manutenção

Não Liga: Verifique a tomada, o cabo de força e os fusíveis. Verifique a fonte de alimentação, o transformador de entrada de tensão. Verifique as pilhas e baterias. Verifique se os contatos metálicos das baterias possuem oxidação, caso possuam, utilize uma lixa de unhas para a retirada.

Não mede peso corporal:

Mecânica: Verifique se os ganchos da mola e da base estão encaixados corretamente.

Eletrônica: Verifique as conexões elétricas entre o transdutor e a placa de controle. Verifique o funcionamento do display.

Leitura de peso corporal incorreta: Compare com um peso padrão e com outra balança. Caso não esteja funcionando corretamente solicite com uma assistência autorizada a manutenção do equipamento e uma calibração do mesmo, exigindo um laudo certificando que este equipamento está operando corretamente.

Fabiano R. Pereira

Técnico em Eletrônica Industrial a 8 anos, e estudante de Engenharia Eletrônica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Desde a sua formação técnica atua como Técnico em Equipamentos e Instrumentos Médico-Hospitalares.

Comentários

Deixe uma resposta