13 Suplementos (Emagrecimento + Massa Magra)

 

Atualmente temos vistos um aumento no interesse por exercícios físicos pela população em geral, aumento do número de academias espalhadas pelas cidades para atender toda a demanda, e consequentemente um aumento de busca por conhecimento sobre como cuidar melhor do corpo através de exercícios físicos e de uma alimentação saudável. Tanto para quem busca apenas saúde quanto para quem busca também estética corporal, os suplementos alimentares auxiliam muito para atingir as metas definidas. Por isso listamos alguns tipos de suplementos para facilitar o processo. Recomendamos que sempre verifiquem a possibilidade da ingestão de qualquer suplemento alimentar com um médico ou um profissional qualificado.

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Albumina

A albumina é um tipo de proteína de lenta absorção e é utilizada para o aumento da massa muscular como um suplemento para atletas. O alimento que possui esta proteína é o ovo, porém para absorver uma boa quantidade de albumina, se necessita uma grande quantidade deste alimento, mas isso pode trazer problemas, pois possui muita gordura, além de poder conter bactérias quando ingerido cru.

Em 20 gramas deste suplemento pode se encontrar 11 gramas de proteína, e essa quantidade é a que geralmente é recomendada, porém sempre verifique com seu médico ou nutricionista a dose recomendada para você. Além da proteína, também contém ferro, magnésio e potássio se transformando em um aliado a problemas cardiovasculares.

A albumina age no músculo como um reparador e reconstrutor, ou seja, após os exercícios físicos de força, em que os tecidos musculares se quebram, as proteínas entram em ação reconstruindo o músculo, tornando o mesmo maior e mais forte.

Resumo sobre o suplemento Albumina

O que é?
Um suplemento alimentar que possui muita proteína de lenta absorção.

Quando ingerir?
Após treinamentos ou antes de dormir.

Como ingerir?
Para uma maior rapidez na absorção de proteínas, se deve adicionar carboidratos no composto, podendo ser maltodextrina ou dextrose. Tomar com água ou água de coco.

Suplementos de Aminoácidos

Os aminoácidos são moléculas que ligadas entre si constituem as proteínas, e são feitos de átomos de hidrogênio, oxigênio, carbono e nitrogênio. Eles podem ser encontrados em alguns alimentos, mas principalmente no leite.

A glutamina é um tipo de aminoácido que constitui a mucosa intestinal, e sua função é colaborar com a digestão dos alimentos ingeridos, e aliado ao BCAA (isoleucina, leucina e arginina) que são aminoácidos de cadeia ramificada, sintetizam melhor as proteínas.

Resumo do suplemento Aminoácidos

O que é?
Um suplemento alimentar que auxilia a sintetização das proteínas, ou seja, colaboram com uma rápida reconstrução do tecido muscular após o treinamento.

Quando ingerir?
A ingestão deste suplemento pode ser feita antes, durante e após o treino. Não se deve ingerir em dias sem treino.

Como ingerir?
Sempre deve ser consumido junto com proteína. Pode ser com leite, porém preferencialmente com água.

Bloqueadores de Gordura

O bloqueador de gordura mais conhecido é a Quitosana. Esta substância pode ser encontrada no exoesqueleto de crustáceos e insetos e é uma fibra que contém aminopolissacarídeo de quitina. Por ser uma fibra, este suplemento alimentar também auxilia na manutenção da flora intestinal, fazendo com que o sistema digestivo funcione corretamente.

A Quitosana não é digerível pelo corpo humano, e em um processo físico ela atrai as gorduras saturadas ingeridas pela pessoa. Esse processo se deve ao fato de a quitosana estar polarizada positivamente e as gorduras saturadas negativamente, então ocorre o fenômeno de atração dessas substâncias. Como elas permanecem unidas, as gorduras saturadas são eliminadas pelo organismo sem serem absorvidas.

Resumo Bloqueadores de Gordura

O que é?
Uma substância natural que atrai a gordura saturada do organismo, eliminando-a.

Quando ingerir?
10 minutos antes de cada refeição.

Como ingerir?
Com água. Pode-se ingerir de uma a duas cápsulas antes de cada refeição.

Suplementos de Cálcio

No corpo humano, uma substância extremamente presente é o Cálcio, e estudos revelam que a população em geral não consome a quantidade indicada diária deste componente. Ele tem como função fortificar os ossos, melhorar o sistema cardiovascular e regular os níveis de colesterol.

O Cálcio é absorvido com a vitamina D, por isso é recomendado uma dose diária de luz solar. Os suplementos de cálcio vem com uma boa quantidade de vitamina D por este motivo.
Entre os alimentos que se pode encontrar este componente estão o leite, verduras, peixes.

Resumo do Cálcio

O que é?
Um mineral abundante no corpo humano, responsável pela fortificação dos ossos, controle do ritmo cardíaco e colesterol.

Quando ingerir?
1 comprimido (1,8g) durante as refeições.

Como ingerir?
Com água.

Suplementos de Carboidratos

Os carboidratos são componentes que dão energia para um atleta durante o treino ou recuperam a energia no pós treino. Carboidratos simples são os bons que aumentam os níveis de glicose no organismo, já os ruins são os que aumentam os níveis de gordura.

Existem vários suplementos de carboidratos, entre os mais conhecidos estão a Maltodextrina e a Dextrose. A Maltodextrina é um carboidrato complexo e de lenta absorção, utilizada para fornecer energia durante os treinamentos, já a Dextrose é um carboidrato simples e de rápida absorção, mais utilizado para uma recuperação rápida de energia após os treinos.

Resumo dos Carboidratos

O que é?
Um componente que fornece energia para o organismo se transformando em glicose. Desta forma auxilia o corpo a não quebrar as proteínas que formam a massa muscular.

Quando ingerir?
Antes do treino utilizar a Maltodextrina. Após o treinamento utilizar a Dextrose.

Como ingerir?
Com água ou leite desnatado. Pode ser ingerido juntamente com o Whey Protein.

Chá Verde

O chá verde é utilizado a muitos anos como um antioxidante natural e pelo seu poder de proteger a pele da radiação solar. Ele é feito da planta Camellia Sinensis, de origem chinesa.

Atualmente o chá é utilizado como um termogênico, que acelera o metabolismo, queimando gorduras involuntariamente. Os termogênicos trabalham desta forma pois contém substâncias como a cafeína, eliminando ácidos graxos que são encontrados nas gorduras.

Resumo do Chá Verde

O que é?
Uma planta que auxilia na aceleração do metabolismo, eliminando gorduras involuntariamente.

Quando ingerir?
A única recomendação é que se consuma o chá verde com moderação. Em caso de excesso poderá causar insônia e ansiedade.

Como ingerir?
Se pode preparar o chá verde com água gelada ou quente, sem ferver.

Colágeno

O colágeno é a proteína mais presente no corpo humano, constituindo a pele, ossos, cartilagens, tendões, além de melhorar o cabelo e fortalecer as unhas.

Esta proteína é responsável por manter a elasticidade do tecido corporal, evitando rugas, estrias, desidratação da pele, linhas de expressão, afinamento do cabelo, e pode ser encontrada em muitos suplementos deste componente e também na gelatina.

Resumo do Colágeno

O que é?
Uma proteína abundante no corpo humano, responsável por manter a elasticidade e boa aparência da pele.

Quando ingerir?
Tomar 1 vez ao dia 9g de pó de colágeno. Também existem cremes hidratantes com base de colágeno.

Como ingerir?
Diluir em água ou suco. O creme hidratante deve ser aplicado diretamente na pele.

Complexo B

O complexo B é o nome que se dá ao suplemento alimentar que contém unidas em cápsulas todas as vitaminas B necessárias ao corpo humano. Vitaminas como B1, B2, B3, B5, B6, B9 e B12 auxiliam na manutenção do fígado, na absorção das células e trabalham como uma excelente fonte de energia.

Essas vitaminas auxiliam na digestão dos alimentos, e na absorção das proteínas e carboidratos pelo organismo, por isso é muito recomendado para quem tem uma dieta balanceada e faz o uso de suplementação.

Resumo do Complexo B

O que é?
É um conjunto de vitaminas que auxiliam na digestão dos alimentos e absorção de proteínas e carboidratos pelo organismo.

Quando ingerir?
Consumir 2 cápsulas (2g) antes do treino e 2 após

Como ingerir?
Ingerir com água.

Suplementos de Fibras

As fibras são componentes que são encontrados em alimentos vegetais como grãos, cereais, hortaliças, castanhas, e não podem ser absorvidas através do consumo de carnes de animais. Fibras auxiliam no melhor funcionamento do sistema digestivo, podendo ajudar muito no emagrecimento.

Elas agem no aparelho digestivo de forma a causar uma sensação de saciedade por mais tempo e também eliminam a gordura antes que a mesma seja absorvida pelo organismo. Estudos ainda revelam que são ótimas para diabéticos, pois aumentam os níveis de insulina diminuindo os níveis de açúcar.

Resumo das Fibras

O que é?
É um componente essencial para o bom funcionamento do aparelho digestivo e que promove uma sensação de saciedade, ocasionando o emagrecimento.

Quando ingerir?
Sempre antes das refeições, para que a refeição principal seja ingerida na quantidade certa, sem exageros.

Como ingerir?
Como as fibras estão em alimentos prontos como cereais, castanhas, grãos, hortaliças e vegetais, basta ingerir conforme sua preferência.

Suplementos Hipercalóricos

Hipercalóricos são suplementos alimentares que são feitos com uma mistura de carboidratos e proteínas. Eles servem para atletas que tem o metabolismo acelerado e que tem dificuldade em ganhar massa muscular.

Ao contrário do que muitos pensam, este suplemento demora um pouco para começar a surtir efeito, e um tempo depois deve ser substituído por suplementos específicos de carboidratos e de proteínas.

Resumo de Hipercalóricos

O que é?
É um suplemento alimentar composto de carboidratos e proteínas que auxilia pessoas com dificuldades de ganhar massa muscular.

Quando ingerir?
Deve ser ingerido após os treinos.

Como ingerir?
Ingerir em torno de 150g. Diluir em leite desnatado. Conforme o fabricante a quantidade do produto poderá sofrer variações

Suplemento Óxido Nítrico

O óxido nítrico é um gás formado por moléculas de nitrogênio e oxigênio e estudos mostraram que este gás melhora a perfusão sanguínea, ou seja, melhora o fluxo de sangue no corpo, aumentando a velocidade do transporte de nutrientes para absorção pelo organismo.

Com a ingestão deste suplemento alimentar o atleta melhora sua força para executar os exercícios aumentando a massa muscular. Este suplemento ainda auxilia na eliminação de toxinas do corpo, que são produzidas durante o treinamento.

Resumo do Óxido Nítrico

O que é?
É um suplemento alimentar que ocasiona uma melhor perfusão sanguínea, melhorando a absorção dos nutrientes, causando uma maior explosão do atleta nos treinamentos.

Quando ingerir?
É recomendado o consumo antes dos treinos.

Como ingerir?
Ingerir 8g nos dias de treinamento. A quantidade recomendada poderá variar de acordo com o fabricante, verifique a sugestão de uso no rótulo do produto.

Suplementos Termogênicos

Os termogênicos são suplementos que possuem em sua composição altas doses de cafeína e guaraná, e auxiliam para a aceleração do metabolismo e consequentemente a queima de gorduras.

Eles criam uma ação termogênica, a qual transforma calorias em energia, que deve ser consumida no treinamentos aeróbicos para pessoas que pretendem perder gordura corporal. Por este motivo são recomendados a pessoas que tem o metabolismo lento e tem dificuldade de se manterem no peso ideal.

Resumo dos Termogênicos

O que é?
É um suplemento alimentar que ajuda o atleta a manter o metabolismo acelerado e consequentemente a queimar gorduras.

Quando ingerir?
É recomendado o consumo antes dos treinos. Não consumir em até 5 horas antes de dormir.

Como ingerir?
Geralmente o produto é feito em cápsulas, então basta ingerir com água. A quantidade recomendada poderá variar de acordo com o fabricante, verifique a sugestão de uso no rótulo do produto.

Suplemento Whey Protein

Um dos suplementos alimentares mais conhecidos em todo o mundo, o Whey Protein é separado quando o leite está em processo de transformação para o queijo. Ele é uma proteína do soro do leite, que é considerada a melhor proteína para absorção do organismo por conter altas concentrações de aminoácidos.

As vantagens deste suplemento são muitas como a fácil dissolução em líquidos, o sabor é neutro, é o tipo de proteína que mais contém aminoácidos em sua composição, promove uma ação antioxidante, auxilia no aumento da massa muscular magra, causa uma sensação de saciedade.

Resumo do Whey Protein.

O que é?
É um suplemento alimentar que se destaca entre todos, pois é um tipo de proteína que contem muitos aminoácidos, promovendo uma absorção rápida para a construção de massa muscular magra.

Quando ingerir?
É recomendado o consumo após os treinos.

Como ingerir?
Pode ingerir com água ou leite desnatado. Recomenda-se que seu consumo seja acompanhado de carboidratos.

Fabiano R. Pereira

Técnico em Eletrônica Industrial a 8 anos, e estudante de Engenharia Eletrônica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Desde a sua formação técnica atua como Técnico em Equipamentos e Instrumentos Médico-Hospitalares.

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